Malú Mestrinho

Apresentação

Olá!
Este é meu blog pessoal.

Aqui pretendo comentar sobre coisas que vi, ouvi e vivi.
Gosto de escrever e às vezes sinto um impulso de compartilhar... Como não sei exatamento com quem, resolvi criar este espaço e deixar que pessoas acessem e leiam quando quiserem.
Pretendo também escrever e trocar idéias sobre a arte do canto. Mais especificamente do canto que interpreta a música chamada erudita.

Malú Mestrinho
(em julho/2010)


sábado, 6 de novembro de 2010

Stabat Mater de Pergolesi e o Grupo Vocal Feminino da UFMS

Nesta 2ª feira, dia 08 de novembro, o Grupo Vocal Feminino da UFMS estréia, apresentando o oratório STABAT MATER de G. B. Pergolesi (1710-1736), com a Orquestra Barroca de Campo Grande e a Orquestra de San Jose de Chiquitos (Bolívia), sob regência do Maestro Matias Vivot (Argentina), no Festival "Encontro com a Música Classica 2010". Teatro Glauce Rocha, 20h30.
Pergolesi tem sido homenageado em 2010, por seus 300 anos. Seu Stabat Mater é considerado sua obra prima e foi a última composta, antes de falecer precocemente aos 26 anos. É uma "pérola" do barroco, pequena e singela, cuja poesia, do século 13, descreve o sofrimento de Maria, aos pés da cruz. Faz parte da liturgia católica e foi escrito por encomenda, para variar um pouco da partitura de A. Scarlatti.
O Grupo Vocal Feminino, que ainda não tem um nome artístico (Oh céus!...), é um Projeto de Extensão, coordenado por mim no Curso de Música da UFMS. A proposta é cantar vários estilos, do popular ao erudito, principalmente música à capella, trabalhar técnica vocal para música de câmara, com independência e autonomia vocal e tonal de cada componente.
Começamos em julho, e o grupo foi se definindo por motivos diferentes. Comecei com as meninas do 3º ano (agora 4º ano), minhas alunas de canto, que queriam formar um grupo vocal. A Cinara, que já foi professora de canto do curso veio apoiar e participar. Entrou uma bolsista do 2º ano e, por falta de mezzos (pessoas raras e especiais neste mundo ... rs) convidei outra aluna e uma cantora já formada pelo curso. Ficamos com a seguinte formação:
Cinara Bacili, Karol Giglio, Lauane Ferraz, Maria Claudia Mendes e Melissa Azevedo (sopranos);
Angela Bessa, Luma Heyn, Malú Mestrinho e Marta Santos (mezzos). 

Além da Ana Lúcia Gaborim, professora do curso, que é do grupo, mas está licenciada. 



Nas fotos, sobra a Débora, que desertou e falta a Angela, nossa convidada especial, que como diz a Marta "é boa à bessa".
Ficou um grupo "redondo" e pequeno, como eu queria. Elas são lindas e queridas! As meninas cantoras do meu coração... 
Acabei por interromper a proposta de trabalho inicial, para realizar este concerto com a orquestra. O Stabat Mater é lindo! Eu já cantei várias vezes e gosto tanto, que quis fazer com o grupo, por causa do Ano Pergolesi. O mais legal foi que elas também se encantaram com a música, com o estilo barroco. Como eu, se apaixonaram pela obra. Passamos 3 meses trabalhando e nos divertindo nos ensaios de preparação. E agora vamos para o palco. Estréia... Muito bom!
Depois vamos voltar à proposta inicial. Vamos definir o nome (polêmico... !), variar o repertório, trabalhar técnica, ensaiar e cantar muito ... e muito bem! Os planos são tantos...
Aguardem-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário